Técnica Milenar, a tatuagem era usada para enfeitar poderosos, identificar tribos, grupos, e esconder imperfeições e suas referências datam de mais de 4 mil anos.
Os principais desenhos dessas primordiais referências eram de animais e deuses mitológicos. Hoje, todo desenho também tem algum significado que varia desde simbologias místicas, concretas, religiosas, pessoais, positivas ou negativas, além de outras traduções.
Aprenda mais sobre algumas tatuagens masculinas e seus significados:
Tatuagem masculina de Dragão Chinês
Ligado à figura do Imperador Chinês, o dragão, que é a 5ª criatura do horóscopo chinês está relacionado à fertilidade e energia masculina. Para a cultura oriental, representa a energia do fogo, que é destruidora, mas permite a transformação. Na cultura ocidental, essa representação sofre algumas modificações. Para a mitologia de países como a China, o dragão tem o poder de controlar a água dos mares e a chuva, exercendo influência sobre a agricultura. Nas tatuagens, o desenho do dragão chinês está principalmente relacionado à coragem, nobreza, dever e honra. É uma das indicações de tatuagens masculinas no braço.
Tatuagem masculina de Carpa
Tatuagem masculina de Fênix
Tatuagem masculina de Águia
As primeiras referências do uso da águia como símbolo cultural datam das civilizações mesopotâmicas e do antigo Egito. A águia é um pássaro com habilidades para voar de maneira silenciosa e ágil, representando a liberdade ou o espírito livre. Na lenda, a águia era o sol de Deus que representava poder espiritual, considerada o senhor do ar. Era um símbolo adorado por reis, imperadores e guerreiros. Na história moderna, foi incorporada aos símbolos dos Estados Unidos e Alemanha, no contexto histórico imperialista. É um dos desenhos de tatuagens mais populares entre pilotos e amantes da pilotagem.
Tatuagem masculina de Escorpião
As tatuagens de escorpião variam de tribos da África, Sudeste Asiático e Oriente Médio. De forma geral, as lendas em torno do animal referem-se ao seu ferrão como uma forma de proteção, atribuindo esse valor às tattoos. Na mitologia egípcia, a deusa Ísis tinha escorpiões gigantes como guardiões e, ainda hoje, o Egito tem o escorpião como forte amuleto de sua cultura. Na mitologia grega, um escorpião fora enviado para matar Orion (que resuscitara pelas mãos de Ofiúco) e daí derivam os nomes das constelações. O animal também é citado no livro bíblico Apocalipse e na mitologia budista.
Tatuagem masculina de Tigre
Nas tatuagens a imagem do tigre simboliza força, poder, invencibilidade, velocidade e ira. Para a cultura asiática – principalmente a coreana – os tigres são representantes da imponência, da percepção aguçada e da inteligência (como acontece como o leão na cultura europeia) e também são considerados amuletos contra o mau olhado. No hinduísmo, a principal referência ao animal é a deusa Shiva, que veste uma pele de tigre e é retratada montando um tigre. Na China, povos do Tibet e de Yunnan perpetuam a lenda dos homens-tigres, acreditando serem descendentes do animal. O tigre e outros animais estão entre as mais populares tatuagens nas costas.
Tatuagem Masculina Maori
Entre as tatuagens tribais, a Maori é uma das mais comuns quando o assunto são astatuagens masculinas nas pernas. A civilização Maori, segundos os estudos, foi a primeira a ocupar a Nova Zelândia. De acordo com a tradição oral, os antepassados saíram de Gaawiki (na Polinésia tropical) e alcançavam a terra virgem por meio de grandes navios. Para os Maoris, as tatuagens carregam um amplo significado cultural. A tatuagem feita na cabeça, por exemplo, era ligada ao status dentro da tribo: quanto mais nobre, mais coberto era o rosto, mãos e pescoço.
Entre os desenhos de Origem Maori destacam-se os Tiki, popularmente conhecidos como máscaras. O Tiki-tohua, é o deus criador das Aves, o Tiki-kapakapa, é progenitor dos peixes e de um pássaro, o Tui, o Tiki-whakaeaea é o deus dos alimentos colhidos da terra e, por fim, o deus dos homens, o Tiki-auaha é um dos mais procurados nos estúdios de tatuagem.
Significados das tatuagens Maori
Outro exemplo bastante comum dos desenhos Maori são os círculos em espirais, que representam o ciclo da vida e podem reverenciar os antepassados. Também as pontas de flecha são significativas, e significam proteção e coragem, uma vez que era o símbolo das tribos guerreiras. Tartarugas representam serenidade e resistência (longevidade) e tubarões representam força e determinação. Os Korus, populares brotos de samambaias, representados na posição fetal, significam o início de uma nova vida, a transformação. Já as folhas de samambaia representam o “caminho”.
Nenhum comentário :
Postar um comentário