O sistema operacional Microsoft Windows possui, há muito tempo, um recurso que permite compartilhar a conexão de internet entre vários computadores. No Windows 7 esse recurso não foi esquecido!
O ICS (Internet connection sharing, ou compartilhamento de conexão de internet) transforma umcomputador em um roteador, com servidor de endereços IP (DHCP server) e tudo o mais. Com isso, usuários domésticos podem usar a sua conexão banda larga em mais de um computador, sem precisar comprar um roteador para isso.
Esse recurso é muito interessante quando, por exemplo, você tem apenas um computador em casa, mas aquele amigo da escola vai até sua casa com um notebook, e vocês precisam acessar a internet simultaneamente.
Mãos à obra:
O que você precisa:
Um computador com Windows 7 com conexão de internet funcionando e, pelo menos, uma conexão de rede além da usada para a internet (será chamado SERVIDOR);
Um cabo de rede cross-over;
Um segundo computador com Windows 7 e conexão de rede (será chamado CLIENTE);
No SERVIDOR, clique no botão INICIAR, digite NCPA.CPL na caixa de comandos e tecle ENTER;
Será exibida a janela de conexões de rede de seu computador: Selecione a conexão de entrada da internet (aquela à qual o cabo do seu modem está ligado), clique com o botão direito do mouse e, em sequida, clique com o botão esquerdo do mouse na opção PROPRIEDADES:
![000_001](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_seP9Zv2gWKC-Q1eCOj9XVF8WKFr_yFE2lfm7EMu5Fdz_JDJ8QzLrb1yryQStM0yueaAAtwzrcTLZpKeM699Hs3RH7oS97XClm8N_gNi_inRbeqMXIfRhf1XQOlNrR2y8XhOJkYBMQTEV38PA=s0-d)
Na guia de propriedades da sua conexão de rede (no meu caso: Wireless Network Connection), selecione a guia (aba)
COMPARTILHAMENTO (Sharing) e ative a caixa
Permitir que outros usuários da rede se conectem… (Allow other network users…) e, em seguida, selecione qual conexão de rede será usada para que o computador CLIENTE se conecte ao SERVIDOR. Aqui vale uma observação: Nas imagens que usei, o computador SERVIDOR possui três conexões de rede, duas com cabo (
Local Area Connection e
Local Area Connection 2) e uma Wireless. A conexão wireless é usada como entrada de internet, uma das duas outras conexões é usada para que o computador CLIENTE se conecte ao SERVIDOR (cabo cross over).
Na figura abaixo, a conexão Local Area Connection 2 foi usada para conexão entre SERVIDOR e CLIENTE.
![001_002](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_uXCsOMhiUgOg_v3GHIcWvYGsKShx4PsQTbsznlG-trCEQKffLeU3klnUt6hfxU1ClVlerBCdbUnLHH65qYhDLD4thwSHjCozYqTlY_bz0Owxn87bQRf_bUWdm4JtEP53EgTVbGNzhOF93KVw=s0-d)
Um detalhe importante: Não ative a segunda caixa, que permite que outros usuários controlem o compartilhamento de internet;
Clique em OK e seu compartilhamento de conexão de internet estará pronto!
Agora, ligue um cabo de rede cross-over entre os computadores CLIENTE e SERVIDOR e, se tudo foi configurado corretamente, o computador CLIENTE passará a navegar pela internet.
A unica consideração sobre configurações no computador CLIENTE, é que sua conexão de rede deverá estar ajustada para obter o endereço IP automaticamente.
Caso você queira que mais de um computador CLIENTE se conecte ao computador SERVIDOR, poderá usar um HUB, que é tecnologicamente inferior aos ROTEADORES, e bem mais barato.
A próxima imagem mostra como fica a montagem do compartilhamento usando um HUB
![002_000](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vAr-uVDwhFlf2kQIO1_D5hx1FL1cfrKiciECvcJPCR3vbc-2geav9TaUGZ0iCA5f1s7VGF34XKosm1a8V-nB4a_THcbiojOhwWPTucoJpmSJP2Ym-dGY2l3m5C97E3tdvRog=s0-d)
Como podem ver, a montagem de uma pequena rede para compartilhamento de internet é, relativamente, simples.
Dúvidas, críticas, sugestões ? Deixe seu comentário.
Nenhum comentário :
Postar um comentário